segunda-feira, 10 de julho de 2017

Mulheres em Química

Famosas químicas

As mulheres fizeram muitas contribuições importantes para os campos da química e engenharia química.

Marie Curie pode ser a mulher mais famosa em química, mas ela não é a única.
Fonte: The Granger Collection, Nova York

Aqui está uma lista de cientistas e um resumo das pesquisas ou invenções que os tornaram famosos.
Jacqueline Barton - (USA, nascida em 1952) - examinou DNA com elétrons. Ela usa moléculas customizadas para localizar genes e estudar seu arranjo. Ela mostrou que algumas moléculas de DNA danificadas não conduzem eletricidade.
Ruth Benerito - (EUA, nascida em 1916) - inventou o tecido de algodão para lavar e usar. O tratamento químico da superfície do algodão não só reduziu as rugas, mas poderia ser usado para torná-lo resistente à chama e resistente a manchas.
Ruth Erica Benesch - (1925-2000) -  juntamente com seu marido Reinhold fizeram uma descoberta que ajudou a explicar como a hemoglobina libera oxigênio no corpo. Eles aprenderam que o dióxido de carbono funciona como uma molécula indicadora, fazendo com que a hemoglobina libere oxigênio onde as concentrações de dióxido de carbono são altas.
Joan Berkowitz - (EUA, nascida em 1931) - é consultora química e ambiental. Ela usa seu comando de química para ajudar a resolver problemas de poluição e resíduos industriais.
Carolyn Bertozzi - (EUA, nascida em 1966) - ajudou a projetar os ossos artificiais que são menos propensos a causar reações ou a rejeitar que seus predecessores. Ela ajudou a criar lentes de contato que são melhor toleradas pela córnea do olho.
Hazel Bishop - (USA, 1906-1998) - é o inventora do batom a prova de esfregaço. Em 1971, Hazel Bishop tornou-se a primeira membro feminina do Chemists 'Club em Nova York.
Emma Perry Carr - (EUA, 1880-1972) - ajudou a fazer Mount Holyoke, uma faculdade feminina, um centro de pesquisa de química. Ela ofereceu aos estudantes de graduação a oportunidade de realizar seu próprio relatório original.
Marie Curie - Marie Curie foi pioneira na pesquisa de radioatividade. Ela foi a primeira vez ganhadora do Prêmio Nobel e a única pessoa a ganhar o prêmio em duas ciências diferentes (Linus Pauling ganhou Química e Paz). Ela foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel. Marie Curie foi a primeira professora da Sorbonne.
Iréne Joliot-Curie - recebeu o Prêmio Nobel de Química de 1935 para a síntese de novos elementos radioativos. O prêmio foi compartilhado em conjunto com seu marido, Jean Frédéric Joliot.
Marie Daly - (USA, 1921-2003) - em 1947, tornou-se a primeira mulher afro-americana a obter um Ph.D. Em química. A maior parte de sua carreira foi passada como professor universitário. Além de sua pesquisa, ela desenvolveu programas para atrair e auxiliar estudantes minoritários em escolas médicas e de pós-graduação.
Edith Flanigen - (EUA, nascida em 1929) - na década de 1960, Edith Flanigen inventou um processo para fazer esmeraldas sintéticas. Além de usar para fazer belas jóias, as esmeraldas perfeitas tornaram possível a fabricação de lasers de microondas poderosos. Em 1992, Flanigen recebeu a primeira Medalha de Perkin atribuída a uma mulher, pelo trabalho que sintetizou zeólitos.
Rosalind Franklin - (Grã-Bretanha, 1920-1958) - usou a cristalografia de raios-x para ver a estrutura do DNA. Watson e Crick usaram seus dados para propor a estrutura helicoidal de cadeia dupla da molécula de DNA. O Prêmio Nobel só poderia ser concedido a pessoas vivas, então ela não poderia ser incluída quando Watson e Crick foram formalmente reconhecidos com o Prêmio Nobel de Medicina ou fisiologia de 1962. Ela também usou a cristalografia de raios-x para estudar a estrutura do vírus do mosaico do tabaco.
Alice Hamilton - (EUA, 1869-1970) - era uma fármaca e médica que dirigia a primeira comissão governamental a investigar riscos industriais no local de trabalho, como a exposição a produtos químicos perigosos. Por causa de seu trabalho, as leis foram aprovadas para proteger os funcionários de riscos ocupacionais. Em 1919, ela se tornou a primeira professora do Harvard Medical School.
Dorothy Crowfoot Hodgkin - (Grã-Bretanha) - recebeu o Prêmio Nobel de Química de 1964 para o uso de raios-x para determinar a estrutura de moléculas biologicamente importantes.
M. Katharine Holloway - (USA, nascido em 1957) - juntamente com Chen Zhao são dois dos químicos que desenvolveram inibidores de protease para inativar o vírus HIV, estendendo amplamente a vida de pacientes com AIDS.
Mae Jemison - (EUA, nascida em 1956) - é médica retirada e astronauta americana. Em 1992, ela se tornou a primeira mulher negra no espaço. Possui diploma em engenharia química de Stanford e licenciada em medicina de Cornell. Ela continua muito ativa em ciência e tecnologia.
Marie-Anne Lavoisier - (França, por volta de 1780) - a esposa de Lavoisier era sua colega. Ela traduziu documentos do inglês para ele e preparou esboços e gravuras de instrumentos de laboratório. Ela organizou festas em que cientistas proeminentes poderiam discutir química e outras idéias científicas.
Shannon Lucid - (EUA, nascido em 1943) - bioquímica e astronauta dos EUA. Por um tempo, ela manteve o recorde americano pela maior parte do tempo no espaço. Ela estuda os efeitos do espaço na saúde humana, muitas vezes usando seu próprio corpo como sujeito de teste.
Mary Lyon - (USA, 1797-1849) - fundou o Mount Holyoke College em Massachusetts, uma das primeiras faculdades femininas. Na época, a maioria das faculdades ensinava química como uma aula de leitura única. Lyon fez exercícios de laboratório e faz parte integrante da educação de química de graduação. Seu método tornou-se popular. A maioria das aulas modernas de química inclui um componente de laboratório.
Lise Meitner - (17 de novembro de 1878 - 27 de outubro de 1968) - era uma física austríaca / sueca que estudava radioatividade e física nuclear. Ela fazia parte da equipe que descobriu a fissão nuclear, para a qual Otto Hahn recebeu um Prêmio Nobel.
Amalie Emmy Noether - (nascida na Alemanha, 1882-1935) - era uma matemática, não um química, mas sua descrição matemática das leis de conservação para energia, momento angular e momentum linear tem sido inestimável na espectroscopia e outros ramos da química . Ela é responsável pelo teorema de Noether em física teórica, o teorema de Lasker-Noether em álgebra comutativa, o conceito de anéis de Noetherian e foi co-fundador da teoria das álgebras simples centrais.
Jane S. Richardson - (EUA, nascida em 1941) - professora de bioquímica da Duke University, é mais conhecida por seus portáteis desenhados a mão e gerados por computador. Os gráficos ajudam os cientistas a entender como as proteínas são feitas e como elas funcionam.
Maxine Singer - (EUA, nascida em 1931) - é especializada em tecnologia de DNA recombinante. Ela estuda como os genes causadores de doenças "pisam" dentro do DNA. Ela ajudou a formular as diretrizes éticas do NIH para engenharia genética.

Disponível em: https://www.thoughtco.com/famous-women-in-chemistry-609453

Nenhum comentário:

Postar um comentário